Vence no próximo dia 10 de agosto, o prazo para quem quiser participar da consulta pública aberta pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), sobre a concessão do Parque Nacional do Caparaó. Até lá, os interessados podem responder a perguntas e dar sugestões sobre a permissão de exploração privada de serviços turísticos do Parque, localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, que tem como principal atrativo o Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do pais, com 2,892 metros de altitude.
A precisão é que até o início de setembro, possa ser lançado o edital que concederá os serviços às empresas interessadas.
Quem quiser participar do debate pode também enviar e-mail para o endereço: parquesdobrasil@icmbio.gov.br. As perguntas feitas e respostas geradas serão de domínio público.
Além do Parque do Caparaó, o ICMBio pensa em privatizar os parques nacionais dos Lençóis Maranhenses (MA), do Itatiaia (RJ), de Jericoacoara (CE) e da Serra da Bodoquena (MS) já entrarão em consulta pública. Pau Brasil (BA) e Chapada dos Veadeiros (GO).
Já os parques nacionais da Serra dos Órgãos (RJ), Tijuca (RJ), Fernando de Noronha (PE) e Iguaçu (PR) já contam com serviços de concessões, e estão entre os mais visitados. Em 2107, as Unidades de Conservação Federais receberam mais de dez milhões de visitantes.
Mais informações no portal do ICMBio: