BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Arquiteto cria casa autossuficiente

As placas fotovoltaicas produzem energia para toda a casa e também para o carro elétrico (foto Gustavo Xavier)

Cuidar e preservar o meio ambiente são atitudes imprescindíveis nos dias de hoje. Por isso, é cada vez mais recorrente a execução de projetos arquitetônicos que priorizem a sustentabilidade. O arquiteto Gustavo Bellini, do escritório Bellini Arquitetura e Design de Interiores criou recentemente uma residência autossuficiente. Não bastasse o conceito do projeto, o mesmo foi concretizado em apenas cinco dias, mostrando como é possível agregar agilidade e preservação do meio ambiente e bem-estar da população.

“Ser sustentável foi a base desta criação. Nós desenvolvemos um projeto de arquitetura com a estrutura ‘stell frame´, construção seca, rapidez e quase 0% de resíduo – de toda a obra, de 110m², sobrou apenas meia caçamba de resíduo. As estruturas ‘stell frame’ foram usadas bem fora do padrão, retangulares. Todas as paredes são fora de esquadro o que mostra a versatilidade deste sistema construtivo. O loft, inteiro, foi construído em cinco dias e, no sexto, partirmos para a parte dos acabamentos, onde existem peças exclusivas relacionadas com esse processo construtivo à seco”, explica Gustavo Bellini.

O profissional utilizou energia fotovoltaica, através de fachadas de vidro, aplicando a possibilidade da residência gerar a sua própria energia. “Deixamos de usar apenas aquelas placas de silício que muitas vezes agridem o projeto arquitetônico, e passamos para a personalização da estrutura. Desenvolvemos técnicas e soluções exclusivas, personalizadas, para que este sistema possa harmonizar com o projeto arquitetônico. Fizemos isso através de ‘Bipv’, que são vidros geradores de energia integrados à construção e ‘OPV’, que são células orgânicas também geradoras de energia”, ressalta.

Gustavo exalta que estes vidros podem ser trabalhados em várias cores, tamanhos, modelos e cortes, garantindo, assim, a personalização do projeto. Os profissionais afirmam que este é um lançamento na área de energia sustentável. “Estes painéis receberão a película compatibilizada com o tom de azul usada em toda parte do interior do ambiente e fazem também o desenho do arquitetônico da casa”, conta.

O arquiteto, que é também especializado em engenharia e estrutura metálica, afirma que os projetos sustentáveis já são uma realidade hoje em dia e que isso vem de uma ideologia de que as grandes mudanças no mundo devem começar em casa. “Os carros elétricos, por exemplo, já estão em nosso meio e são uma realidade cada vez mais intensa nas ruas. Quando avaliamos os últimos acontecimentos de escassez de combustível, isso nos provocou uma mudança de pensamento. É importante começar a pensar que, se já sou autossuficiente para gerar a energia para minha própria casa, também posso gerar a energia para meu próprio carro elétrico. É preciso estarmos conscientes a tudo em nossa volta e isso pode começar pelo local onde vivemos e abrigamos a nossa família”, encerra Gustavo Bellini.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM