O Leste de Minas passa a ser a partir desta semana a quinta região do interior do Estado a contar com uma base aérea de operações da Polícia Militar. Neste primeiro momento, ela ficará sediada no Aeroporto Coronel Altino Machado, em Governador Valadares e será denominada 5ª Base Regional de Aviação do Estado (5ª BRAVE). O efetivo será de 15 militares, que ficarão sob o comando do major Carlos Eduardo Justino Martins. O helicóptero destinado à região será o modelo Pegassus, que estará operando em atividades de segurança pública, defesa civil, socorro e meio ambiente, com atendimento a mais de 200 municípios.
Na base ficarão quatro pilotos (dois comandantes de aeronaves e dois comandantes de operações aéreas), cinco sargentos tripulantes operacionais, um sargento mecânico e mais cinco militares que ficarão responsáveis pelo transporte e combustível da aeronave. Diariamente, eles atuarão em ocorrências de alta complexidade, como no caso de roubos, furtos a banco, sequestros, suporte médico e socorro, e combate a incêndios, além de realizarem voos preventivos, com pousos em locais estratégicos para aumentar a sensação de segurança na cidade.
Atualmente, além do Leste mineiro e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, também contam com bases semelhantes a Zona da Mata (Juiz de Fora), o Norte (Montes Claros) e oTriângulo (Uberlândia).