Se depender da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), os primeiros leilões para uso da banda 5G da telefonia móvel devem ocorrer no ano que vem. Quando estiver implementada e em pleno funcionamento, a tecnologia 5G terá potencial para atingir velocidade de navegação e download cerca de 10 a 20 vezes mais rápida que os atuais 4G, que podem chegar a 45Mbps (megabit por segundo) de transferência de dados para download.
Um dos problemas para o uso do 5G é que parte da faixa de 3,5 GHz, onde ela deve operar, é utilizada para recepção do sinal de TV aberta via parabólica. Para evitar problemas, uma série de testes vem sendo conduzidos para apontar eventuais possibilidades de interferência e as soluções que devem ser aplicadas caso isso aconteça.
Enquanto o leilão da 5G não chega, a Anatel prepara a venda dos canais do espectro de 700 MHz, para a aplicação de 4G ainda este ano. A Anatel vai adotar um cronograma para melhor administrar a venda do espectro de forma a permitir previsibilidade da disponibilidade de investimento por parte dos regulados.
Fonte: Agência Brasil