HOME HEADER FSFX 03
HOME HEADER FSFX 02
HOME HEADER FSFX 01
HOME HEADER FSFX 06
HOME HEADER FSFX 04
HOME HEADER FSFX 05
HEADER – DESTAQUES VALE DO AÇO – BNDF

Supermercados cresceram 2,59% no 1º semestre

De janeiro a junho deste ano, as vendas dos supermercados mineiros registraram crescimento de 2,59% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado é apontado pelo “Termômetro de Vendas”, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) com empresas de todo o Estado.

Na comparação de junho deste ano, mês de referência da pesquisa, com o mesmo mês de 2017, o desempenho também foi positivo, fechando em 2,40%. Os números já estão deflacionados pelo IPCA/IBGE

Em relação ao mês de maio, porém, o resultado de junho ficou negativo em 2,81%.  O que já era esperado pelo setor, porque no mês anterior, devido à greve dos caminhoneiros, o consumidor provocou uma corrida ao supermercado para estocar alimentos temendo a continuidade da paralisação.

O reflexo veio em junho, com baixa demanda, especialmente, por itens básicos, como a chamada “mercearia seca”, mais fácil de estocar. Outro fator que explica esse dado negativo é o calendário de 30 dias em junho, apesar de um sábado a mais, contra 31 em maio.

O resultado de 2,40% em junho sobre o mesmo mês de 2017, pode ser explicado por fatores como: Neste ano, o mês teve um sábado (melhor dia de vendas) a mais do que junho de 2017; a Copa do Mundo contribuiu com a elevação das vendas de alguns itens, principalmente, bebidas e carnes, o que ajudou a melhorar o desempenho; em 2017, junho teve um feriado (Corpus Christi, dia 15) que neste ano ocorreu em maio (dia 31) – boa parte das lojas funciona em horário reduzido e algumas não abrem.

Novas lojas 

Além do crescimento em vendas, o setor ganhou mais lojas nesse primeiro semestre. Ao todo, 21 unidades foram abertas no estado até 30 de junho. Com isso, foram gerados cerca de 2,3 mil postos de trabalho no período pelas empresas do ramo. Nem todas as redes informam o valor investido nas unidades, mas a projeção da AMIS é de que o segmento invista pelo menos R$ 440 milhões em expansão neste ano.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM

Home – IBI – Custom AD2