Começa amanhã, dia 1º de agosto, a cobrança pela fiscalização de trânsito do porte do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) de 2018. O documento é emitido apenas quando o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), Seguro Obrigatório, Taxa de Licenciamento e débitos anteriores estão devidamente quitados. Para os proprietários de veículos com placas de finais 1 a 5, o prazo já se esgotou em 30 de junho. Nos casos de placas de 6 a 0, o limite estabelecido pelo Detran-MG é hoje, dia 31 de julho.
O envio é feito pelos Correios, com Aviso de Recebimento (AR). Aqueles que não tiverem recebido a documentação devem acessar www.detran.mg.gov.br – “consulta situação do veículo” para informações sobre os motivos do não licenciamento. Quem não estiver portando o documento, estará cometendo infração gravíssima, punida com multa de R$ 293,47 e perda de 7 pontos na carteira de habilitação, além de remoção do veículo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Quem ainda tem débitos pendentes deve procurar um dos locais autorizados a receber o pagamento – terminais de atendimento ou nos guichês de bancos e correspondentes credenciados – Banco do Brasil, Bradesco, Sicoob, Mercantil, Santander, Caixa Econômica Federal e casas lotéricas.