A Prefeitura de Fabriciano passou a contar desde a última semana com o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), que vai regulamentar o abate e o comércio de produtos de origem animal no município. Inicialmente, cerca de 50 pequenos empreendedores estão aguardando o alvará sanitário, tendo assim, a oportunidade de distribuir seus produtos no comércio local e em outras cidades.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Homero Quinete, o SIM será expandido às feiras para que os pequenos produtores tomem conhecimento e procurem se regularizar. “Além do impulso na economia e na geração de emprego, nós temos um outro lado que é o da segurança alimentar para a população de Fabriciano, que poderá adquirir alimentos inspecionados”, disse.
Segundo o secretário, o serviço já está a pleno vapor graças à capacitação dos servidores e à aquisição dos equipamentos necessários. Ele lembrou que produtores que estão na clandestinidade vêm sendo orientados a procurar a legalização para que não sofram penalidades caso sejam autuados pela fiscalização.