Há pouco mais de um ano, o empresário Walyson Francisco de Oliveira, de Perdões, no Sul de Minas Gerais, mantinha produção caseira de doces típicos da gastronomia mineira, como pé de moleque e doce de leite. Oliveira queria aumentar a produção e expandir as vendas, mas não sabia como começar. Depois de participar do Circuito Mineiro de Compras Sociais (CMCS/foto), o empreendedor investiu R$ 150 mil na abertura de uma fábrica e já colhe os frutos da iniciativa. “Tripliquei a produção, contratei novos funcionários, ampliei o mix de produtos, fechei negócio algumas redes de supermercado da região e estou em contato com outras”, revela.
Criado em 2016, o CMCS é um dos principais programas de incentivo a pequenos negócios do governo do Estado de Minas Gerais. O projeto é fruto da parceria da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif) com a Associação Mineira de Supermercados (Amis).
O CMCS diminui a distância entre empreendedores e redes varejistas, proporcionando, assim, novos negócios que geram mais renda e mais empregos. “O objetivo é promover o desenvolvimento econômico regional, prestigiando produtos característicos do interior de Minas Gerais, como doces, cafés, cervejas artesanais, queijos, produtos orgânicos, cosméticos, produtos de limpeza, entre outros”, afirma o subsecretário de Desenvolvimento Integrado da Seedif, Pedro Leão.
Desde o início, foram realizadas 11 edições nos Territórios de Desenvolvimento Norte, Sul, Triângulo Norte, Oeste, Leste, Metropolitano e Mata. Neste período, mais de 300 empreendimentos foram atendidos, incluindo 50 cooperativas. Também foram disponibilizadas 215 vagas para pequenos negócios exporem seus produtos em feiras regionais e nacionais como o Super Encontro Varejista (Sevar) e a SuperMinas.
Só em 2018, mais de 50 empreendimentos foram qualificados em três edições do CMCS. Até o fim do ano, serão realizadas outras quatro, nos territórios: Triângulo, Norte, Mata e Metropolitano. Espera-se atingir mais 100 pequenos produtores.