A Duratex anunciou que investirá mais de R$ 1 bilhão para a construção da maior linha industrial de celulose solúvel do mundo, que será instalada em área florestal da companhia no Triângulo Mineiro (foto). O investimento será realizado em parceria com o grupo austríaco Lenzig, líder na produção de fibras especiais de celulose. que terá 51% na participação do empreendimento.
A cidade que receberá as inversões não foi revelada. Mas, a Duratex, maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, possui unidades florestais em Estrela do Sul e Uberlândia e uma unidade industrial em Uberaba. A fábrica terá capacidade para produzir 450 mil toneladas de celulose solúvel por ano e toda a produção da nova fábrica será destinada à exportação e vendida para a Lenzig, para suprir suas operações na Europa e na Ásia.
O negócio marca a entrada da Duratex no mercado de matéria-prima para o setor têxtil, em meio a uma tendência global de substituição do algodão. O negócio também vai contribuir para o crescimento da companhia a longo prazo, uma vez que representa um passo decisivo no processo de transformação da empresa, que entra na parceria com sua capacidade e conhecimento florestal.