A Mineração Usiminas (Musa), controlada pela Usiminas, vai investir R$ 140 milhões na implantação de um novo sistema de disposição de rejeitos em sua unidade (foto) localizada em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de BH. A companhia já protocolou o pedido de licença ambiental na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) e, caso aprovado, será um dos primeiros grandes empreendimentos do gênero no país a utilizar a tecnologia de filtragem por empilhamento.
A expectativa é de que o processo de licenciamento seja concluído até dezembro e que as obras de implantação do sistema sejam iniciadas imediatamente após a liberação. Já o prazo para conclusão dos trabalhos é estimado em 12 meses. São esperados 300 postos de trabalho durante as obras e outras 50 vagas em caráter permanente quando o sistema entrar em operação.
O objetivo do projeto é aprimorar técnica e ambientalmente a destinação dos rejeitos do processo produtivo do minério de ferro da unidade, por meio de um sistema já utilizado em outros países. Embora os custos de manutenção e operação sejam superiores aos das barragens de rejeitos convencionais, a Musa optou pelo modelo porque permite ganhos ambientais e mantém elevado o padrão de segurança das mineradoras.