BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Cemig leva energia a áreas remotas

A Cemig está realizando uma grande operação para levar energia elétrica a 17 famílias de pequenos agricultores que vivem em uma área remota da Serra do Cipó, na região Central de Minas Gerais. Devido à impossibilidade de acesso de veículos terrestres a alguns locais onde a rede está sendo instalada, até mesmo um helicóptero foi utilizado para possibilitar o transporte de postes e equipamentos até Santana de Pirapama, município localizado a 150 quilômetros de Belo Horizonte, que faz parte da Serra do Cipó.

Até o final de 2018, a Cemig terá atendido mais de 50 mil famílias mineiras que vivem no campo, muitas delas em locais muito distantes das sedes municipais. Para ligar os moradores da localidade de Serra do Caiçara, em Santana do Pirapama, foi montada uma logística incomum para a construção de 35 quilômetros de rede elétrica.

De acordo com o gerente de Coordenação da Expansão de Média e Baixa Tensão da Cemig, Geraldo Amarildo da Rocha, foi necessária a utilização de um helicóptero para transportar parte dos 266 postes do projeto para os pontos onde o acesso é bastante difícil, e uma retroescavadeira foi cedida pela Prefeitura para abrir uma estrada até a localidade.

A ação faz parte de um pacote de investimentos que chegam a R$ 800 milhões para levar eletricidade para cerca de 50 mil famílias que viviam sem energia em Minas Gerais. Para isso, foi necessária a construção de, aproximadamente, 15 mil quilômetros de rede, e a instalação de 40 mil transformadores e centenas de milhares de postes. Além disso, aqueles que possuem o Número de Inscrição Social (NIS), ou seja, os contemplados pelos programas sociais do governo federal, recebem, sem pagar nada, um kit básico para instalação elétrica interna. Esse kit compreende um padrão de entrada, um ramal de conexão, três lâmpadas fluorescentes e duas tomadas.

Fonte: Agência Minas

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM