BANNER_RAQUEL-DE-CARVALHO_SUELLEN_728X90PXLS_FIN
BANNER_RAQUEL-DE-CARVALHO_ANDRE_728X90PXLS_FIN
BANNER_RAQUEL-DE-CARVALHO_DR-RUBIO_728X90PXLS_FIN
BANNER_RAQUEL-DE-CARVALHO_MARCIA_728X90PXLS_FIN

Hipermercados Walmart vão virar atacarejos

Nos próximos 45 dias, a gestora de private equity Advent vai começar a detalhar os planos para o grupo Walmart no Brasil. A empresa está definindo os executivos, as marcas e formatos que serão estratégicos para expandir a operação. Já há um esboço do caminho que a gestora, que comprou 80% da operação brasileira do Walmart, quer seguir. A ideia é aumentar o número de lojas da bandeira Maxxi (foto), de atacarejo, e também da bandeira Todo Dia, de supermercados, mas ainda não há números definidos.

“Vamos desenvolver o formato de atacarejo, modelo que o Walmart nunca acreditou e investiu, o que deve ser feito com conversões de lojas de hipermercados em atacarejo”, revelou um executivo da empresa. “Também tem uma estratégia importante para lojas de proximidade e conveniência. A bandeira do grupo para isso hoje é a Todo Dia, no Nordeste”, completou ele.

A estratégia de crescimento para a rede será menos voltada para expansão orgânica e mais para administração e conversão da estrutura existente. O executivo destacou ainda que acredita na expansão da marca de clube de compras Sam’s Club. Nessa bandeira e também na marca Walmart, a Advent pagará royalties à varejista americana, que ficou com 20% da subsidiária. As taxas não foram reveladas. Para o comércio eletrônico, a ideia é continuar a crescer no formato de “marketplace” (shopping virtual), que a rede já tinha adotado desde o fim de 2017.

A decisão também já foi tomada sobre alterar a política de preços da rede, do modelo de “preço baixo todo dia” – que mantém valores estáveis, sem grande volume de ofertas – para o chamado ‘high low’, com oscilação maior de preços. Ainda não houve contato com os fornecedores sobre a mudança comercial.

A Advent vai investir “bilhões de reais” no negócio, mas não revela a cifra. Será o maior investimento na América Latina – até então, o maior havia sido no Terminal de Contêineres Paranaguá (TCP), de US$ 450 milhões. O capital virá do fundo regional da Advent e do fundo global e o investimento será feito ao longo de dois anos.

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM