O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentou o Projeto Franquias, que vai ampliar o acesso do Cartão BNDES para o mercado de franquias no país. O cartão foi criado há 16 anos para apoiar as micro, pequenas e médias empresas, mas a penetração no setor de franquias é de apenas 15%. Historicamente, o Cartão BNDES nunca era visto como uma opção para franquias. A intenção do governo é criar um ambiente de negócios para o franqueado. No ano passado o cartão ofereceu crédito rotativo total de R$ 2,6 bilhões.
Para ter acesso ao cartão, as empresas devem ter sede no Brasil e faturamento de até R$ 300 milhões, além de estar em dia com os tributos. Atualmente 60% das franquias do país poderiam estar usando o cartão, e com o projeto esse percentual pode chegar futuramente a 90%. Dentro do site do Cartão BNDES, foi aberto um ambiente para os franqueadores se cadastrarem e listarem os fornecedores, sem custos. As franquias estão sendo incentivadas a aderirem, também gratuitamente, à automação das vendas pelo Cartão do BNDES, utilizando a API do banco, já que 57% das vendas do setor já é feita por e-commerce.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), André Friedheim, ressaltou que o setor de franquias no país está em crescimento, com 7% no acumulado de 12 meses encerrando no primeiro trimestre de 2018, o que representa uma variação de R$ 154,426 bilhões para R$ 165,190 bilhões em faturamento. Para ele, a parceria com o BNDES vai impulsionar o mercado.
Segundo os dados da ABF, existem hoje no país 147.657 unidades de franquias, de aproximadamente 2.800 marcas, que geram juntas 1.199.861 empregos e respondem por 2,4% do PIB do país.