A prefeita de Santana do Paraíso, Luzia Teixeira de Melo, decretou na tarde de hoje situação de emergência em todo o município. A medida se deve às consequências provocadas pela greve nacional dos caminhoneiros, em especial o desabastecimento de combustível na região do Vale do Aço.
O documento, entretanto, assegura a manutenção dos serviços essenciais na área da saúde e de limpeza urbana com a ressalva que esta continuidade dependerá do estoque de combustíveis nos veículos da frota municipal. Os serviços considerados essenciais neste momento são: o plantão da saúde na UBS do Centro da cidade e o transporte de pacientes para o COR (Centro de Oncologia e Radioisótopos), no bairro Ferroviários, além dos pacientes do serviço de hemodiálise na Unidade I do Hospital Márcio Cunha, além de eventuais situações de urgências e emergências. A prefeita promoveu também a dispensa da licitação para aquisição de combustível necessário para manutenção dos serviços essenciais.
Além de Paraíso, em Ipatinga, tanto os chefes interinos do Executivo, Nardyello Rocha e do Legislativo, Osmar Barbosa (Masinho), assinaram decretos de ponto facultativo para esta terça-feira, dia 29 de maio.
Em Fabriciano, a decisão também foi de paralisação dos serviços nesta terça-feira, 29. Segundo nota divulgada pela Prefeitura, apenas o posto de saúde do bairro Santa Cruz manterá o funcionamento, sendo que, os casos de urgência deverão ser encaminhados ao Hospital José Maria Moraes, antigo Hospital Siderúrgica.