O lítio explorado e beneficiado pela Companhia Brasileira de Lítio (CBL) em Araçuai e Divisa Alegre, no Vale do Jequitinhonha, será empregado pela filial brasileira da britânica Oxis Energy na produção de baterias de celulares, laptops e de ônibus elétricos. A fábrica especializada na fabricação de células de baterias de lítio-enxofre entrará em operação no primeiro trimestre de 2020.
A abertura da filial brasileira da Oxis Energy foi possível em razão da compra da Codemig Participações (Codepar) de 33% de participação da Companhia Brasileira de Lítio. O valor do investimento foi de U$ 80 milhões. A negociação garantiu ainda a compra de 10% da Oxis Energy pela Codepar por meio do Fundo Aerotec, que faz apartes em empresas dos setores aeroespacial e defesa.
A unidade que iniciará operações em 2020 funcionará como fábrica-laboratório, será instalada possivelmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A produção de células de baterias de lítio-enxofre terá capacidade para fomentar a fabricação de 80 ônibus elétricos por ano.