A Embraer apresentou nesta terça-feira (8) seu conceito (foto) para o projeto do Uber de lançar um veículo voador elétrico para transporte urbano, conhecido pela sigla eVTOL, até 2023. O projeto da Embraer assemelha-se a um helicóptero mas, em vez de combustível fóssil, usa eletricidade.
Além disso, no lugar de um único rotor no topo e outro menor na cauda, a aeronave para quatro passageiros e piloto tem dois conjuntos de quatro pequenos rotores acima da cabine e um rotor maior montado perpendicularmente na cauda, para dar propulsão na horizontal.
A ideia da fabricante brasileira de aviões foi exibida durante o Uber Elevate Summit 2018, evento da empresa americana com foco na aviação comercial em cidades. A Embraer é uma das parcerias do projeto, cujo intuito é lançar uma solução aérea para a mobilidade urbana até 2023 em cidades como Dallas, Dubai e Los Angeles.
A ideia é que essas aeronaves reduzam o tempo de viagem entre subúrbios e centros e diminua o congestionamento em grandes metrópoles. A Uber e parceiras trabalham para que o sistema funcione da mesma forma que os carros privados no aplicativo, com a diferença de que estações aéreas estarão distribuídas pelas cidades.
Em sua apresentação, Paulo Cesar Silva retomou parte da história da companhia, que completa 50 anos em 2019, e afirmou que o futuro da aviação é híbrido, elétrico e autônomo.
O conceito da empresa brasileira é desenvolvido pela Embraer X, braço dedicado ao desenvolvimento de negócios disruptivos.