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Governo prepara MG Bot para atendimento virtual

Se tudo correr dentro do previsto, a partir da próxima segunda-feira, 21, os cidadãos mineiros terão à sua disposiçao o aplicativo MG Bot, um atendente virtual (robô) que possibilitará a interação entre Governo e cidadão por meio de uma interface de bate-papo. Também conhecida como chatbot, a plataforma poderá ser utilizada em todos os portais do Governo e em aplicações que têm esse estilo de bate-papo, como telegram e facebook messenger e ficará disponível ao usuário 24 horas por dia para atender as principais dúvidas dos usuários nos portais mg.gov.br, Detran-MG e Cadastro de Fornecedores.

Caracterizado por uma personagem, um avatar que pode se adaptar à realidade de cada cliente, o MG Bot interage com os usuários da maneira mais adequada a cada tipo de serviço prestado. A interação acontece por meio de diálogo com roteiro pré-definido de links que podem conectar e redirecionar o usuário de um texto para outro texto ou para uma imagem, som ou vídeo.

Cidadão MG

Como parte das iniciativas que darão aos mineiros mais oportunidades de diálogo com o Governo do Estado, ainda neste mês de maio, vai lançar uma plataforma integrada ao portal mg.gov.br, chamada de cidadão.mg.gov.br. A intenção é que o usuário tenha uma área personalizada na qual poderá cadastrar seus dados e ter acesso mais fácil aos serviços de seu interesse.

“Será uma versão web do MG App, com uma importante novidade: a incorporação, no primeiro momento, do serviço de emissão de guia do IPTU da Prefeitura de Belo Horizonte e, ao longo do tempo, serão incluídos outros serviços da PBH e de outras prefeituras mineiras”, antecipa o diretor central de Gestão dos Canais de Atendimento Eletrônico da Seplag, Damião Rocha.

Atualmente o portal mg.gov.br possui mais de 800 serviços dos diversos órgãos e entidades do Governo do Estado de Minas Gerais disponibilizados aos cidadãos, empresas e municípios. Em 2017, a plataforma teve mais de 8 milhões de acessos. Um dos destaques são os agendamentos online realizados para os serviços prestados nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), como a emissão de carteira de identidade e carteira de trabalho. Só para estes foram mais de 2 milhões de agendamentos no ano passado.

MG App

O MG App foi lançado em janeiro de 2016 com serviços do Detran-MG, Copasa e Cemig. Novas versões incluíram agendamentos nas UAIs e na Fundação Hemominas. Neste ano foram incluídos agendamento de serviços da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e emissão de boletim de ocorrência de acidente de trânsito sem vítima. As próximas atualizações trarão os serviços de disponibilidade de medicamentos na Farmácia de Todos, o nível do estoque de sangue da Fundação Hemominas. emissão de boletim de ocorrência de perda de documentos e objetos, e serviços da Gasmig.

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