A audiência pública que discutiu o enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes realizada nesta quarta-feira (16) na Câmara Municipal de Coronel Fabriciano fez parte da programação da Campanha “Faça Bonito”. Estiveram presentes autoridades locais, representantes da sociedade civil, de entidades, associações, do Sistema de Garantia dos Direitos (SGD): Conselho Tutelar (CT), Ministério Público (MP), Delegacia de Polícia Civil (DP), Judiciário e profissionais da área (assistência social, saúde, educação). O evento foi convocado pelo vereador Cristiano do Cais(PV).
“Proteger é a melhor forma de cuidar,” explica a Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Sandra Pereira. O CREAS atendeu em 2016 cerca de trinta e nove casos de crianças que tiveram seus direitos violados. Em 2017 trinta casos e do início deste ano até o fim de abril foram contabilizados nove casos. Sandra ressalta ainda que os números não são preocupantes, pois não retrata a realidade das ocorrências de casos deste tipo de violência. No entanto, desde o início da campanha, em abril, cinco novos casos foram denunciados.
“O mês de maio marca o empoderamento da sociedade civil e dos poderes, tendo como importância a participação da sociedade. Neste momento procuramos dar orientações, juntamente com o conselho tutelar e os órgãos responsáveis, sobre como identificar uma criança que está tendo seus direitos violados. Contamos também com as escolas e entidades sociais que lidam com as crianças para terem sempre os olhos abertos para identificar este problema e fazer a denúncia”, afirmou o vereador Cristiano do Cais.
Na próxima sexta (18) ocorrerá a caminhada do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, com saída às 15h, em frente à praça do antigo Barrilzinho.