O Hospital Municipal Carlos Chagas – HMCC está em festa pelos seus dois anos de funcionamento sob a gestão da Fundação são Francisco Xavier – FSFX. Em parceria com a prefeitura de Itabira, a FSFX trabalha para consolidar ações de assistência à saúde, com tecnologia e humanização, para uma população de 13 municípios da microrregião de Itabira.
com 81 leitos, o hospital atua nas áreas de internação, UTI, cirurgia geral, urgência e emergência em obstetrícia, maternidade e apoio diagnóstico, além de uma série de outros atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos, tudo pelo sistema Único de Saúde – SUS. Para isso, conta com mais de 380 colaboradores entre equipes médicas multidisciplinares e administrativas capacitados e prontos para atender aos clientes.
“A FSFX assumiu um grande desafio de gerir o hospital Municipal Carlos Chagas, em um momento de grave crise financeira e econômica no município de Itabira. Agradecemos a entidade pela parceira e parabenizamos pela seriedade e compromisso, na qualidade dos serviços prestados à população. Nosso interesse é que essa união, já consolidada, fortaleça cada vez mais”, afirma a Secretária Municipal de Saúde de Itabira, Rosângela Linhares Assis de Figueiredo.
Resultados
Nesses dois anos fora realizados mais de 36 mil exames de diagnóstico por imagem, quase 17 mil consultas e mais de 7 mil internações. Foram feitas mais de duas mil cirurgias desde pequenos procedimentos até eletivos e de urgência.
Além dos bons resultados na assistência, a Fundação promoveu melhorias estruturais, fez investimentos e realizou manutenção em equipamentos. Implantou um novo sistema de água quente, por meio de boiler (reservatório térmico) com aquecimento solar, que reduziu em 10% o consumo com energia elétrica. Ainda inaugurou uma brinquedoteca e garantiu o registro civil dos recém-nascidos dentro do próprio hospital.
Para o diretor executivo da FSFX, Luís Márcio Araújo Ramos, esses resultados são frutos de um trabalho em equipe. ” A Fundação busca oferecer um padrão de excelência na assistência para a população de Itabira e região com as mesmas diretrizes do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. Trazemos nossas práticas, amparadas em evidências científicas, promovendo e criando condições adequadas pra os pacientes. isso reflete no nosso índice de satisfação geral dos clientes do HMCC que é de 95%, indicador que nos dá orgulho da nossa equipe”.
Maternidade
A maternidade do HMCC foi implantada em julho de 2016 e, desde então, foram investidos mais de R$500 mil em infraestrutura e equipamentos para garantir o bem-estar das futuras mamães e seus filhos, foram quase seis mil atendimentos obstétricos, com mais de 1.700 partos realizados.