Espaços compartilhados de trabalho, os chamados coworking, se tornaram boa opção para empresas que querem cortar custos de operação e para pequenos empreendedores que não têm dinheiro para montar o próprio escritório. Em Minas Gerais já envolvem cerca de 25 mil pessoas por mês, de acordo com o Censo Coworking Brasil do ano passado. São 47 espaços em BH e mais 20 espalhados pelo interior mineiro, onde a tendência vem registrando crescimento.
Especialistas apostam no crescimento de startups mineiras voltadas para o setor de tecnologia e também na abertura de espaços de trabalho em grandes empresas. Além dos espaços para microempreendedores, já existem espaços com 200 ou 300 funcionários. BH tem se destacado como polo de tecnologia e em empresas mais tradicionais do setor da mineração, que também buscam reinventar seus espaços de trabalho.
No segundo semestre deste ano a empresa norte-americana We Work ocupará seis andares na Savassi. O espaço que será inaugurado em outubro abrirá vagas para cerca de 800 pessoas. A We Work foi fundada em 2010 e chegou ao Brasil em julho do ano passado, em São Paulo. Depois abriu outros quatro espaços na capital paulista, dois no Rio e inaugura seu primeiro empreendimento em BH.