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Arezzo abre loja de luxo em Nova York

Para o CEO Alexandre Birman a empresa construiu uma rede de distribuição própria no mercado americano (foto: Renata Melo/Divulgação)

Quem agora irá comandar as operações da Arezzo&Co no mercado norte-americano é Wayne Kulkin, um especialista que tem mais de duas décadas de experiência no mercado de calçados nos EUA. Por 17 anos ele comandou a Stuart Weitzman, uma marca de calçados de luxo com produtos que rondam a casa dos US$ 300 a US$ 500 e conhecida por seus modelos icônicos. A Stuart Weitzman foi vendida para a Coach em 2015.

No ano seguinte, Wayne deixou a marca e fundou a StreetTrend, uma marca de tênis de luxo com tiragens limitadas de até 500 pares e maior rotatividade de coleções. Com o novo cargo na Arezzo, ele ficará apenas como presidente do conselho da StreetTrend. “O Wayne é o que se chama no mercado de ‘merchant’. Ele é multitarefas, mas tem como principal característica fazer produtos se tornarem ícones”, revelou o CEO da Arezzo Alexandre Birman.

O conselho da Arezzo está em Nova York para o lançamento da primeira loja própria da marca Alexandre Birman no país, que ficará na icônica Madison Avenue. Até então, a marca vendia somente em lojas multimarcas de luxo do país, como a Bergdorf Goodman. Nesta quinta-feira (17), a companhia inaugurou uma “pop-up store” da Schutz, outra marca do grupo, no Soho.

Wayne também traz expertise num assunto crítico para a expansão da Arezzo nos Estados Unidos: o relacionamento com as lojas de departamento, o principal canal de vendas dos produtos. A Arezzo está no mercado americano há cinco anos e construiu uma rede de distribuição própria e um relacionamento com grandes lojas de departamento, como a Nordstrom e a Bloomingdale’s. Também ergueu duas lojas próprias da Schutz, na Madison Avenue e em Beverly Hills.

A contratação de Wayne vem um ano depois de a Arezzo começar a estruturar o comando a operação americana com a contratação de Alex Michail, um executivo de 43 anos com passagens por empresas de moda, como a Hunter Boots. Alex se reportará a Wayne. Para este ano, estão previstas mais duas lojas na Flórida: uma da Alexandre Birman e outra da Schutz. Ainda não há planos de levar as outras marcas da companhia – Arezzo, Anacapri, Fiever e a recém-lançada Owme – para os Estados Unidos.

O novo executivo terá como uma de duas principais missões incrementar as vendas no ecommerce. Nos Estados Unidos, cerca de 30% das vendas de sapatos acima de US$ 100 são feitas online. A Schutz já tem uma operação on-line nos Estados Unidos, e a Alexandre Birman está lançando seu ecommerce agora. Ao todo, o mercado americano de calçados femininos movimenta US$ 53 bilhões por ano.

O mercado internacional ainda representa apenas 9% do faturamento de R$ 1,7 bilhão do grupo Arezzo&Co. Para a Europa, os planos são incipientes. A companhia deve lançar neste ano um showroom em Milão e vai começar a construir sua rede própria de distribuição. Por enquanto, as vendas devem acontecer apenas via multimarcas.

A marca Arezzo está presente em 2.245 pontos multimarcas pelo mundo e exporta para 68 países. De acordo com os mais recentes dados disponíveis, quase 10% do faturamento anual de R$ 1,3 bilhão do grupo vem de vendas do exterior. Com novos investimentos como os que estão sendo realizados nos Estados Unidos, a participação deve aumentar no futuro próximo.

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