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Fusca, de passado nazista, fez 80 anos

Ferdinand Porsche (esq.) explica a Hitler seu projeto de carro popular, Volkswagen

No dia 26 de maio de 1938, portanto há exatos 80 anos, era lançada a pedra fundamental da fábrica da Volks em Wolfsburg. Começava a lenda de um dos carros compactos mais famosos da história, o Volkswagen, ‘carro popular’ em alemão. Adolf Hitler e Ferdinand Porsche foram os criadores do Fusca. Porsche como engenheiro projetista, Hitler como mentor político. “Foi o encontro de duas partes que se encaixavam”, resumiu o historiador Wolfram Pyta, professor de História Contemporânea na Universidade de Stuttgart. Com os colegas Nils Havemann e Jutta Braun, Pyta traçou a história da empresa fundada em 25 de abril de 1931, em Stuttgart, no livro “Porsche. Vom Kunstruktionsbüro zur Weltmarke” (“Porsche. De escritório de design a marca mundial”, em tradução livre).

Sem o apoio do ditador, Porsche não teria podido finalizar o projeto do Volkswagen, comenta o historiador. “Hitler precisava de uma mente criativa para construir um veículo compacto apropriado para a produção em série. E Porsche precisava de uma encomenda política que lhe permitisse projetar sem a pressão de custos.” Já no Salão Internacional do Automóvel de fevereiro de 1933, ou seja, poucas semanas após a sua nomeação como chanceler do Reich, Hitler anunciava a “motorização popular”.

Em meados de 1934, a Associação da Indústria Automotiva Alemã do Reich encomendava a Porsche o projeto de um carro “Kraft durch Freude” (força através da alegria), em homenagem à organização nazista homônima, de atividades recreativas.

Em 29 de dezembro de 1935, Hitler – que não possuía nenhuma carteira de motorista – recebeu pessoalmente o protótipo de seu “carro popular”. Dois anos e meio depois, a pedra fundamental da fábrica da Volks em Wolfsburg era lançada em 26 de maio de 1938, com a presença do Führer. No início, o automóvel da “força através da alegria” não serviu à “motorização popular”, mas sim à Wehrmacht, as Forças Armadas nazistas. Ele foi utilizado como carro utilitário e de comandante (“Küberlwagen”) e veículo anfíbio na campanha de guerra.

Ninguém ficou surpreso, no entanto, com esse uso militar adicional. Pois, desde o início, tal conversão estava planejada. Num documento de 1934, Porsche afirmava que “um carro popular deve servir não somente como veículo de passageiros, mas também para entregas e propósitos militares específicos. A história de sucesso do carro compacto para o povo começou, na verdade, após Segunda Guerra Mundial. Para se distanciar do passado nazista, ele foi apelidado de “Käfer” (besouro) na Alemanha. Já em dezembro de 1945, meio ano após o fim da guerra, o primeiro “Käfer” deixava a linha de montagem.

Dez anos mais tarde, a fábrica da Volks em Wolfsburg comemorava a produção da milionésima unidade. O carro com a carroceria arredondada e motor boxer avançava como símbolo do milagre econômico alemão. Com o nome de Beetle, Fusca ou Vocho, ele conseguiu recordes de vendas em todo o mundo. No total, foram produzidas e vendidas 22 milhões de unidades do carro popular da Volks.

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