HEADER HOME – TERNIUM STJ

Peregrinação pode ganhar novo status em Manhuaçu

A Peregrinação Religiosa ao Cruzeiro das Comunidades Bem Posta e Boa Vista, que este ano completa 32 anos, deve, nos próximos anos, passar a integrar o Calendário Oficial de Eventos e também, ser tombada como atrimônio imaterial, material e natural de Manhuaçu. Essa é a proposta do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), definida em reunião realizada nesta segunda-feira.

A proposta foi discutida pelos conselheiros, representantes do poder público e também pelo padre Antônio Otaviano da Costa Franco – idealizador da peregrinação que ocorre todos os anos, no dia 03 de maio, com celebração de Santa Missa às 10h da manhã no cruzeiro.

Feliz por organizar a peregrinação há mais de trinta anos, padre Otaviano – que atualmente está em Bom Despacho –  pontuou também a importância da criação de uma reserva ecológica no local. ‘É um ato do povo, espontâneo, livre, alegre e que finca as raízes da fé cristã e da religiosidade. No ano passado, conversei com a prefeita Cici Magalhães quanto à concordância dela para a criação de reserva ecológica, porque é uma área bonita e de preservação.

O Comtur também aprovou as seguintes propostas, que serão encaminhadas aos setores competentes da Prefeitura de Manhuaçu:

Definição do nome da peregrinação como: ‘Caminho da Santa Cruz’;
Criação de reserva ecológica na área onde se situa o cruzeiro e entorno;
Construção de banheiros no local;
Elevação de água potável ao ponto mais alto, onde ocorrem as celebrações;
Construção de degraus e corrimão em pontos mais íngremes;
Melhorias nas subidas por ambas as comunidades (Boa Vista e Bem Posta);
Constituição do Conselho Gestor (tripartite: Prefeitura, Comunidades e Igreja);
Elaboração do Projeto pela empresa Germinar;
Encaminhar ao COMPAC, a proposta de inclusão da peregrinação como patrimônio imaterial e material do município;
Encaminhar ao CMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente), a proposta de inclusão da peregrinação como patrimônio natural de Manhuaçu.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM