BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

MG terá centro de transporte do futuro

 

 

JJá imaginou entrar numa cápsula e ser lançado, por terra, ao Rio de Janeiro ou São Paulo, numa viagem de cerca de 20 minutos. É o que está propondo a Hyperloop Transportation Tchnologies (HyperloopTT), que quer revolucionar a mobilidade mundial, a partir de um novo meio de transporte. A empresa escolheu Minas Gerais para se estabelecer no Brasil e firmou parceria com o governo do estado para a criação de novo Centro Global de Inovação e Logística, em Contagem.

Orçado em R$ 26 milhões, o centro foi lançado nesta sexta-feira (6) e consiste em parceria público-privada (PPP) para desenvolver soluções em logística, com destaque para o transporte de carga. O governo investirá R$ 13 milhões no projeto e a HyperloopTT e outros investidores privados a outra metade. A prefeitura de Contagem cedeu o espaço de 22 mil metros quadrados onde será implantado o centro de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.

O futurístico meio de transporte é um sistema modal que usa velocidade de avião em meio terrestre, de forma segura. Cada cápsula, de cerca de 30 metros de comprimento, pode transportar de 28 a 40 passageiros, num total de 160 mil passageiros por dia numa só linha. O hyperloop trabalha como um imã, fazendo uso de propulsão eletromagnética. O sistema já está em teste em Toulose, na França.

Atualmente, o modelo está em fase de testes em Toulose, na França, e assim que obter o aval para a operação, a expectativa é de que leve cerca de três anos até transportar o primeiro passageiro. As pesquisas em torno desse novo meio de transporte tiveram início em 2013 e contou com adesão de mais de 100 pesquisadores, incluindo a agência espacial norte-americana Nasa.

Cá para nós, já imaginou tirar todos os caminhões da BR-381.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM