O governador Fernando Pimentel assinou nesta sexta-feira (27) em Uberaba, decreto que institui a Comissão de Estudos Estratégicos para a Cadeia Produtiva de Lácteos. A Comissão terá como objetivo principal a definição de um preço de referência para o leite in natura, procurando assim, beneficiar a cadeia produtiva e o consumo do produto. A Comissão também será responsável pelo acompanhamento e realização de estudos sobre eventuais ocorrências de importação ilegal de produtos lácteos no Estado, além de avaliar e revisar a legislação reguladora do setor.
O grupo, coordenado pelas secretarias de Agricultura e de Fazenda, também contará com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e de entidades como Epamig, Emater, Fundação João Pinheiro (FJP), Faemg, Fetaemg, Silemg, Fiemg, Fecoagro Leite Minas e Embrapa.
Linha de crédito
Na mesma ocasião, foi lançado uma linha de crédito para apoiar pequenos produtores rurais na aquisição de matrizes de maior valor genético. O financiará a aquisição de touros de origem pura com Registro Genealógico Definitivo (RGD) responsável por comprovar as raças e permitir o controle genealógico dos animais. Os recursos para o financiamento virão do BDMG e cada produtor poderá financiar a aquisição de um touro, com limite de financiamento de R$ 7 mil. As taxas de juros de 0,33% ao mês, com pagamentos semestrais. O prazo total é de 60 meses, com 12 meses de carência.