A ArcelorMittal concluiu as vendas de ativos para incorporar a Votorantim Siderurgia. O negócio envolveu dois pacotes. Um incluiu as fábricas de Cariacica (ES) e Itaúna (MG) e equipamentos de trefilação, que foram vendidos para a mexicana Simec. O segundo pacote de ativos compreende outros equipamentos de trefilação, que foram vendidos para a siderúrgica Aço Verde Brasil, no Maranhão.
Com a integração, o segmento de aços longos da ArcelorMittal no Brasil terá capacidade para produzir cerca de cinco milhões de toneladas por ano, tornando-se a maior produtora de aços longos no país.
Com a compra da Votorantim Siderúrgica a ArcelorMittal adquiriu operações de vergalhões, produtos transformadores para a construção civil, perfis médio e leve. A empresa produz ainda algo em torno de 12,5 milhões de toneladas de aço bruto e 7,1milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
As vendas dos ativos foram exigidos pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que aprovou por maioria a compra da Votorantim Siderúrgica pela ArcelorMittal em fevereiro passado, apesar dos protestos de produtores de sucata, para quem a operação agrava um quadro já existente de concentração de produtores de aço no país.