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Rodovias federais penam com a falta de investimento

Os investimentos públicos federais nas 15 piores ligações rodoviárias do Brasil foram quatro vezes inferiores aos recursos sugeridos pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) entre 2004 e 2017. Os dados constam do estudo Rodovias Esquecidas do Brasil – Transporte Rodoviário, divulgado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), e têm como base os resultados da série histórica da Pesquisa CNT de Rodovias no período.

Para promover uma manutenção rodoviária simples, o Dnit estima que são necessários, em média, R$ 308 mil por quilômetro. Entretanto foram investidos somente R$ 66,5 mil por quilômetro por ano para a realização de todos os tipos de intervenções nas rodovias que compõem as ligações selecionadas durante o período analisado. Ligação rodoviária é um trecho formado por uma ou mais rodovias, com grande importância para o transporte de cargas e de passageiros.

O estudo da CNT aponta que o investimento total do governo federal identificado nessas ligações foi de R$ 5,7 bilhões nos 14 anos avaliados. O valor representa somente 5,9% do destinado para todas as rodovias federais no mesmo período.

A análise por tipo de intervenção do Orçamento Geral da União também mostra que as obras de manutenção e recuperação das rodovias consumiram o maior montante do valor destinado às ligações entre 2004 e 2017: 67,9%. As ações de adequação participaram com um percentual de 28,5%, enquanto as construções de contornos rodoviários e de obras de arte (pontes e viadutos) ficaram com a menor parcela, 3,6%.

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