A Usiminas Mecânica, em comemoração ao Dia Mundial da Água, está realizando diversas ações com o objetivo de alertar seus colaboradores e a comunidade sobre a importância da preservação deste recurso essencial para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Desde o dia 19, nas dependências da Fábrica em Ipatinga, estão sendo realizadas, com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente e da Copasa, palestras, oficinas, exposição ambiental, troca de mudas solidária.
A iniciativa envolve a participação de todos os colaboradores diretos e indiretos que, além do momento de conscientização, tiveram a oportunidade de plantar árvores numa área de 1.000 m² na área externa da empresa. Amanhã, dia 22, data em que é comemorado o Dia Mundial da Água, entre 8h e 11h será a vez da comunidade ser abordada sobre o uso consciente da água e os cuidados com o meio ambiente durante uma blitz ecológica com distribuição de mudas no Morro da Usipa, com o apoio da Rede Ambiental Verde Vida.
O gerente de Segurança do Trabalho, Qualidade e Meio Ambiente da Usiminas Mecânica, Edilson da Silva comenta que “a conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural e o cuidado que devemos tomar com as nascentes e as florestas é uma das principais metas da Usiminas Mecânica com essas ações”.
Compromisso
A Usiminas tem um compromisso histórico com as questões ambientais, principalmente no que se refere à preservação das águas, essencial para os processos produtivos da empresa. Na busca por garantir uma boa gestão desse recurso, em sintonia com padrões internacionais e principio do desenvolvimento sustentável, a Usina de Ipatinga conta com um sistema próprio de captação, tratamento e distribuição interna de água, com 28 centros de recirculação, responsáveis por otimizar o uso da água no atendimento à demanda industrial. Nos últimos 10 anos, a siderúrgica reduziu sua captação de água no Rio Piracicaba em aproximadamente 16,6%, atingindo um índice de recirculação de água superior a 95%.
A empresa também investe na recuperação de áreas degradadas e nascentes e na recomposição de matas ciliares, por meio do trabalho realizado pelo Viveiro de Mudas e no âmbito do programa Caminhos do Vale. O gerente-geral de Meio Ambiente da Usiminas, Pedro Luis Ribeiro, destaca que os esforços são constantes, mas ainda há muito a ser feito em relação à disponibilidade hídrica. “Nosso desafio é garantir quantidade e qualidade de água para todos. Assim, estamos trabalhando para aumentar a eficiência no uso da água, reduzindo perdas e aumentando o reuso, mantendo e recuperando a mata ciliar e as áreas verdes, educando e conscientizando nossos colaboradores, diretos e indiretos, para o uso consciente da água, recurso natural e finito”, afirma Ribeiro.