Provedor de Internet de Coronel Fabriciano atende à pequenas localidades ignoradas pelas grandes teles.
Quando, em 2008, o técnico em Informática Ricardo Araújo decidiu sair de Ouro Branco na região central de Minas para se juntar ao primo, o Administrador Luciano Marques, e empreender seu segundo provedor não imaginava que a única “tele” que oferecia internet à época, a OI, não dispunha de “portas” suficientes para atender ao Bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano, já que a única tecnologia disponível era por meio de cabos telefônicos. Com isso, a oportunidade de atender à longa fila de espera por meio da tecnologia “Wireless” ( a “grande sacada” da dupla) foi percebida, também, em outros bairros da periferia do município e pequenas cidades do entorno como Marliéria, Antônio Dias e Jaguaraçu a).
O crescimento da NetVale, nome escolhido pelo irmão de Luciano, Luís Carlos Jr. sócio em outro negócio, o de recargas de cartuchos para impressora, foi acelerado e sua carteira de clientes passou a contar com bairros de todos municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço como também do colar metropolitano.
Em 2014, a empresa instala sua primeira torre na região de Belo Horizonte e começa a atender a clientes corporativos de distritos industriais particulares possibilitando, também, que se incluísse no âmbito público, tendo como clientes a Polícia Rodoviária Federal e outros órgãos que estão presentes na maioria dos municípios mineiros.
Fibra óptica
Já em 2016, a tecnologia de propagação de sinais de internet por meio de fibras ópticas se tornou realidade. A equipe, mais robusta com assistência 24 horas e gestão de rede próprios chegou a participar de mercados fora do estado de Minas Gerais. Municípios do estado de Tocantins e Mato Grosso do Sul passaram a contar com o “transporte” de sinais da NetVale.
10 anos
Contrariando as estatísticas que de cada dez empresas, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade, segundo a pesquisa Demografia das Empresas realizada em 2014 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) , nessa segunda-feira (26) a empresa completou 10 anos de atividades interruptas. A festa de comemoração foi em clube da cidade, com todos colaboradores, parceiros e amigos.
Segundo Ricardo Marques, Diretor-Técnico, a empresa sempre ficou atenta às atualizações tecnológicas e por isso sempre reinvestiu em novos equipamentos. “É muito difícil uma empresa estar em dia com todos os tributos e encargos trabalhistas. A NetVale se orgulha por isso”, concluiu Luciano Marques Diretor Administrativo.