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Governo fortalece Minas como destino gastronômico

No Vale do Aço, Ipatinga Goumert é um dos destaques

No café da manhã, um bom café com pão de queijo e uma fatia de queijo canastra. No almoço, quiabo, angu e frango caipira. Ou, quem sabe, um feijão tropeiro? Para arrematar, não pode faltar a sobremesa: um bom doce de leite, ou queijo com goiabada. Difícil – ou seria quase impossível? – resistir a este cardápio tipicamente mineiro. Afinal, Minas Gerais é conhecida mundialmente por sua rica gastronomia, uma das mais características do país.

Compreendida como um dos principais valores da cultura mineira, a cadeia produtiva gastronômica vem sendo alavancada, desde 2015 pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), com ações de incentivo e desenvolvimento. O objetivo é potencializar o setor e movimentar o fluxo turístico regional e nacional, gerando emprego, renda e reforçando o estado como destino turístico gastronômico. Uma das estratégias é fomentar eventos de gastronomia em todas as regiões.

Os três editais de incentivo a festivais gastronômicos realizados pela Codemig até o momento somam mais de R$ 3 milhões em investimentos. Com isso, já foram beneficiados cerca de 30 projetos em mais de 20 municípios mineiros. O aporte oferecido contemplou 12 dos 17 Territórios de Desenvolvimento, do Norte ao Sul. O quarto edital está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (16/3) – mais informações – clique aqui..

Para a diretora de Fomento à Indústria Criativa da Codemig, Fernanda Machado, existia uma demanda represada de festivais no interior do estado. “Hoje, entendemos a gastronomia mineira como uma ação do Estado. É um segmento que identificamos que poderia ser trabalhado, estimulado, e de extrema importância para Minas Gerais. E percebemos e comprovamos, por números, que este recurso investido pela Codemig é multiplicado na região, gerando resultados muito positivos”, afirma.

No Vale do Aço, o destaque é o festival Ipatinga Gourmet, que aconteceu em julho de 2017, também foi dividido em três etapas. O evento, que está na quarta edição, teve o tamanho dobrado graças ao patrocínio da Codemig. “Deu outra estrutura. Conseguimos garantir uma área kids para a família toda participar, envolvemos mais profissionais, músicos locais”, detalha a produtora cultural e uma das organizadoras do evento, Leila Cunha. Cerca de 5 mil pessoas passaram pelo Ipatinga Gourmet em 2017, que envolveu 150 profissionais diretamente. Moradores de pelo menos seis cidades vizinhas estiveram presentes.

No festival, chefs de cozinha da cidade são convidados e, em parceria com os cozinheiros dos bares participantes, criam o prato a partir de um ingrediente. No ano passado, foi a mandioca. “Nossa pegada é valorizar a gastronomia local. O chef contribui para a qualificação do cozinheiro, e toda a renda com o prato vai para o bar”, explica Leila.

Ao longo da semana, são oferecidas, ainda, oficinas gastronômicas gratuitas, além de capacitações em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG). O encerramento acontece no Parque das Cachoeiras, com entrada gratuita para a população, o que movimenta a cidade. “O parque é maravilhoso e fomentamos a economia local com estandes de biscoito, cachaça, queijo, bordado, café. Há também apresentações culturais. Tudo da região”, reforça Leila.

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