Antecedido pela 1ª reunião da Agenda de Convergência, fórum de discussão e ações coordenadas com a participação das lideranças empresariais, públicas e governamentais do Vale do Aço, o Centro de Excelência em Engenharia foi inaugurado, em solenidade realizada nessa segunda-feira (05), no Auditório da Regional Vale do Aço, às margens da BR 381.
O Centro de Excelência
Instalado no Centro Integrado Sesi-Senai Rinaldo Campos Soares, no complexo da Fiemg (antigo CDP Usiminas) terá o Centro de Inovação e Tecnologia – CIT da Fiemg BH como principal parceiro. Referência no estado, o CIT, recentemente atuou na prospecção de empresas na Alemanha para instalação de filiais no Vale do Aço para adensamento da cadeia “upstreaming”.
Para o CEE, foram realizados investimentos da ordem de 700 mil reais que compreendem infraestrutura física, computacional e a contratação de 02 especialistas (pesquisador e Analista de Tecnologia). “O Centro de Excelência em Engenharia é fruto da força do associativismo e do trabalho integrado e focado na competitividade e agregação de valor à nossa cadeia produtiva” justifica Luciano Araújo que além de presidente da Regional Vale do Aço, atualmente, com a viagem do presidente da Fiemg Olavo Machado Jr., o substitui interinamente.
Fortalecimento do Setor de Tecnologia
O setor de tecnologia do Senai Ipatinga ganhará um grande reforço. O CEE veio complementar um conjunto de serviços que englobam, também, o laboratório de ensaios mecânicos e agregados siderúrgicos, consultorias, pesquisa e desenvolvimento de projetos em engenharia. O CEE promoverá a utilização ode engenharia avançada para complementar projetos em curso e desenvolverá novos projetos. Inicialmente, O CEE, vai trabalhar com simulações ocupacionais (fluido dinâmica ocupacional) cuja atribuição principal é avaliação e validação de resultados de projetos. Com isso possibilitará que os projetos sejam confiáveis antes de serem implementados, promovendo redução de tempo, custo e garantia de qualidade.
Outro aspecto diz respeito ao desenvolvimento de projetos com o status de “soluções para os clientes”, sobretudo, os das indústrias do setor metalomecânico que, habitualmente, recebem demandas cuja execução de fabricação é sob projeto do cliente. Ao incluir a engenharia própria, poderá agregar valor e fugir do processo de comoditização de seus serviços e, consequentemente, seus produtos e estruturas fabris.
Lírian Lima, gerente do SENAI, contextualiza apresentando a retrospectiva do processo de implantação do CEE, sua estrutura física e investimentos. “O Centro de Excelência funcionará no formato de rede. Nosso objetivo é apresentar soluções para as demandas das indústrias utilizando as expertises dos nossos parceiros”.
Constituição
A área do CEE será composta por um pesquisador (mestre em metalurgia) e 01 analista de tecnologia oriundos da região e da capital, respectivamente (de forma geral, todo o setor de tecnologia já possui, em seus quadros, mestres e pós-graduandos em engenharia). Além disso, foram adquiridos softwares de Simulação CFB e estrutura de hardware composta por uma workstation com alta capacidade de processamento. “O CEE chega para a região para somar e será uma grande oportunidade para as indústrias irem do fornecimento de serviços de fabricação para os a mineração e siderurgia, cadeias habitualmente atendidas pelas empresas de nossa região. Demandas das cadeias do Óleo e gás, agrobusiness e naval são exemplos de pesquisas e desenvolvimento que poderão ser atendidos por esses novos equipamentos e pessoal técnico disponível pelo centro”, comemora Renata Dias e Silva Souza Supervisora Técnica do Setor de Tecnologia do SENAI Ipatinga.
Serviço:
CEE – Centro de Excelência em Engenharia
Local: Centro Integrado Sesi-Senai Rinaldo Campos Soares (antigo CDP da Usiminas);
Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, de 08h às 18h;
Mais informações: (31)3822-9604 – ramal 1005