Acionista da Usiminas escolhe os melhores trabalhos sobre os 60 anos da participação japonesa na economia mineira. Jornalista William Saliba é reconhecido pelo trabalho em mídia digital.
Discursando em português, o diretor-executivo para as Américas da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), Kazuhiro Egawa, abriu no hall do Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte, na noite da última terça-feira (20), a cerimônia de premiação do 1º Prêmio Nippon de Jornalismo. “Ao ver os trabalhos jornalísticos produzidos, sentimos um carinho enorme com a Usiminas, com a Nippon, com os japoneses e brasileiros, que no passado e no presente, fazem parte dessa história.“ – ressaltou Egawa
A promoção da NSSMC premiou reportagens narrando os 60 anos participação japonesa na economia mineira a partir na construção da Usiminas. Concorreram ao Prêmio Nippon, 20 profissionais dos principais veículos de comunicação de Minas Gerais. Além do grande prêmio da noite, foram entregues três troféus reconhecendo a qualidade dos trabalhos por segmentos: Mídia Digital (William Saliba/CARTA DE NOTÍCIAS), Mídia Impressa (Mara Bianchetti/Diário do Comércio), e Rádio e TV (Júlio Vieira/Band News FM).
A grande vencedora
O arco da amizade que constituiu a região mineira do Vale do Aço foi a narrativa vencedora do concurso jornalístico. Marta Vieira, Gustavo Werneck e Luiz Ribeiro (textos) e Túlio Santos (fotos), foram os autores da série de reportagens “Da Terra ao Aço”, publicado em janeiro no jornal Estado de Minas.
A autora da matéria vencedora conquistou uma viagem de sete dias para o Japão com direito a acompanhante, no valor total de R$ 20 mil. “Além do reconhecimento que vale para qualquer profissional, foi um grande aprendizado sobre pessoas que construíram a nossa história, a história de Minas Gerais. Os japoneses continuam fazendo parte dessa economia, do comércio, da vida da cidade.” – conta Marta Vieira.
William Saliba para nos salvar
A matéria “Hashi & Pão de Queijo – Memórias de Um Velho Jornalista”, redigida por William Saliba e publicada pelo site CARTA DE NOTÍCIAS, foi premiada com o Troféu de Destaque no segmento Mídia Digital. “A matéria me sensibilizou” – revela o diretor da NSSMC, Kazuhiro Egawa.
Saliba havia sido também anteriormente homenageado pela qualidade do conteúdo de sua narrativa, com jantar japonês oferecido em Ipatinga pela diretoria do Centro Cultural Internacional Tikufukai. “William Saliba merece esse reconhecimento pela sua sabedoria, sensibilidade, inteligência e sobretudo pela sua espiritualidade humanista. O Tikufukai ficou muito feliz com a notícia e de fazer parte desta história que ele escreveu.” – destaca Yoshiko Honda, diretora no Brasil.
ajustes
Ainda com necessidades de ajuste, o prêmio oferecido pela Nippon colocou à prova o jornalismo da capital, de investimentos vultosos, com o de nossa região, razão ainda pela qual espera-se que, em havendo uma próxima edição, sejam propostos critérios que possibilitem mais premiados daqui. Outrossim, também para a próxima edição que a solenidade de divulgação e entrega seja aqui, uma vez que a única operação da Nippon Steel na América Latina está em Ipatinga (onde o esforço de mineiros e japoneses encontraram terreno fértil para a bonita história que as reportagens contaram).