HEADER HOME – TERNIUM STJ

Cursos do Senai oferecem aprendizado e experiência

Mais de 4 mil alunos, divididos em 53 escolas de 43 cidades, iniciaram no ultimo dia 22 mais um período letivo no Senai/MG. Os cursos mais procurados são de Manutenção Mecânica Industrial, Controle de Qualidade Industrial, Processos Administrativos e Aprendizagem em Desenho Mecânico. Na unidade de Ipatinga, localizada no Centro de Formação Profissional Rinaldo Campos Soares, estão sendo ministrados os cursos de Manutenção Mecânica Industrial e Aprendizagem em Desenho Mecânico.

Segundo o Senai, quem faz os cursos tem aulas teóricas e práticas e além disso, tem a chance de vivenciar o dia-a-dia de uma empresa do setor escolhido. Os cursos são gratuitos e oferecidos em diversos segmentos do setor produtivo. Para a experiência profissional, os estudantes assinam um contrato especial de até dois anos com carteira assinada e aí vem a chance de efetivação.

A remuneração de um aprendiz é calculada a partir do salário mínimo/hora e pode ser maior dependendo de acordos coletivos ou do setor. Eles têm os mesmos direitos dos demais trabalhadores como férias, 13º salário, vale-transporte e FGTS. A Aprendizagem Industrial é regida por normas como o art. 429 da Consolidação das Leis Trabalho (CLT), a Lei nº 10.097/2000 e o Decreto 5.598/2005.

Para participar do programa, os candidatos devem ter entre 14 e 24 anos e devem estar estudando a partir do 9° ano do Ensino Fundamental, EJA ou ter concluído o Ensino Médio. Os cursos têm duração entre seis meses e um ano e meio e para entrar em um deles é preciso passar pelo processo seletivo. As próximas inscrições serão abertas em abril.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM