BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Desemprego cai e Confiança na indústria sobe

O desemprego no país foi de 12,2%, em média, no trimestre de agosto a outubro, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A taxa caiu em relação ao trimestre anterior (12,8%), mas é maior que a registrada no mesmo trimestre do ano passado (11,8%). Ainda segundo o IBGE, o número de desempregados no Brasil de agosto a outubro foi de 12,7 milhões de pessoas. Isso representa uma queda de 4,4% em relação ao trimestre anterior (menos 586 mil pessoas). Na comparação com o mesmo período de 2016, porém, são 698 mil pessoas a mais sem emprego, um aumento de 5,8%.

Já o índice de Confiança na indústria, índice monitorado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV alcança maior nível desde janeiro de 2014 e aponta, em novembro,  junto com a queda do desemprego, para recuperação econômica cíclica, segundo o economista José Mendonça de barros, há uma sequência de indicadores positivos que aponta melhora lenta e que pode acelerar em 2018. O índice que mede esse sentimento subiu 2,9 pontos em novembro, para 98,3 pontos. Após cinco altas consecutivas, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) acumula aumento de 8,8 pontos no segundo semestre.

Considera-se, para o momento, as contratações temporárias para a Black Friday e Natal, mas é inegável, segundo o economista, que em suas palavras na Band News fm, hoje, aponta para um cenário mais otimista em 2018.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM