Na última terça-feira (17), no salão nobre do Clube Casa de Campo, a Câmara Municipal de Coronel Fabriciano fez a entrega de títulos de cidadania honorária, embaixador da paz e mérito legislativo.
A cerimônia foi marcada pelo reconhecimento de atores de organizações não governamentais cujas ações de responsabilidade social obtiveram notório alcance e impactou, sobremaneira, o dia-a-dia dos cidadãos fabricianenses, sobretudo, os mais necessitados.
Mostrando o grande alcance das ações da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga, que atende a um grupo de mais de 5 mil moradores de Coronel Fabriciano (entre associados e dependentes), dois diretores foram agraciados com o título de Cidadania Honorária, o Vice-presidente Elias Caetano Ferreira (indicado pelo vereador Enéas Reis) e o conselheiro fiscal, Vicente Cotta (indicado pelo Vereador Thiago Lucas). Um associado atuante, o comerciante do bairro Amaro Lanari, Sebastião Ladislau, também foi homenageado na noite com o título de cidadão honorário, indicado pelo vereador Marcos da Luz.
Momento especial
Ponto marcante da cerimônia ficou por conta do presidente da câmara, Leandro Xingó (Xingozinho). O chefe da casa legislativa fez a entrega do título de cidadão honorário ao Juiz de Direito Dr. Eduardo Tavares cuja indicação se deu, entre outras razões que, há pouco mais de 2 anos, uma criança no município teve um problema grave de saúde e havia uma dificuldade em conseguir atendimento na região, correndo o risco de vir a óbito. Na oportunidade, vereador acionou o juiz, que em menos de 24 horas emitiu um mandato judicial e a criança foi transportada de helicóptero para Belo Horizonte. Hoje saudável, a pequena Eduarda fez a entrega da homenagem ao Juiz, emocionando a maioria dos presentes.