Semana passada, a Aperam South América realizou no Acesita Esporte clube, seu baile de comemoração dos 73 anos de fundação da siderúrgica em Timóteo. Fontes que ali estiveram presentes retrataram que a comemoração foi muito coerente com a imagem que, no dia a dia, a empresa propõe ser reconhecida: Competente e discreta.
É importante remetermos ao passado, um pouco mais longínquo, onde a antiga Aços Especiais de Itabira – Acesita se tornou possível a partir de um desdobramento da invasão da Polônia por parte dos alemães na Segunda Guerra Mundial que, por sua vez, fez com que o Brasil entrasse no conflito ao lado dos aliados em 1942. Consequência disso, foi assinado o Acordo de Washington que determinava a nacionalização das jazidas de minério de ferro da região de Itabira. A iniciativa resultou na criação da Companhia Vale do Rio Doce que, a partir de então, ficaria responsável pela exploração e exportação do mineral.
Em 1930, no intuito de manter a exportação de 4 milhões de toneladas de Minério de Ferro e construir uma siderúrgica no litoral, Percival Farqhar, empreendedor de origem americana e ligado a mineradora, foi pressionado pelo governo mineiro com o aumento do imposto sobre a exportação a instalar uma siderúrgica em solo Mineiro (ao contrário da intenção inicial de constitui-la no litoral).
Como resultado de estudos da “Itabira Iron”, multinacional da área minerária da época, feitos sob liderança de Percival Farquhar, foi definido o município de Itabira, originariamente, para receber o complexo, o que não foi possível devido ao relevo acidentado do município. O local escolhido foi o distrito de Timóteo, pertencente a Antônio Dias que era ocupado até, então, pela Fazenda Dona Angelina, de propriedade de Raimundo Alves de Carvalho, tendo sido adquirida pela Acesita em 1945. As obras foram financiadas pelo Banco do Brasil e o principal acesso dos operários incumbidos da construção até a região era por meio da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que mais tarde passou a servir como forma de escoamento da produção.
Fundação
Em 31 de outubro de 1944, foi fundada a Cia. Aços Especiais Itabira, a ACESITA, pelos engenheiros Amyntas Jacques de Moraes, Percival Farquhar e Athos de Lemos Rache. A Fundação da siderúrgica no lugar proporcionou a vinda dos novos imigrantes, o operários e funcionários, sendo que a modernidade da industrialização foi motivo de um choque cultural na pacata vila. A Companhia trouxe prosperidade, possibilitou a urbanização e melhoria das condições de vida de seus moradores.
Hoje, Aperam South América
Depois de passar pelas mãos dos franceses do grupo Arcelor, a empresa foi co-administrada pelo grupo Mittal em 2007. Em 2011, se desvincularam, como estratégia de mercado, do grupo Arcelor-Mittal compondo o grupo Aperam que conta com unidades mais 05 plantas (localizadas na Europa, centros logísticos e florestas.
A empresa é a única produtora integrada de aços planos inoxidáveis e siliciosos da América Latina, com desempenho que a destaca entre os grandes produtores mundiais do setor. Além disso, detém alta tecnologia na produção de aços carbono especiais de alta liga.
Fonte: Revista Caminhos Gerais