Com mais de 2 milhões Micro e Pequenas Empresas (MPE), Microempreendedores Individuais (MEI) e produtores rurais, Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de pequenos negócios no Brasil. Somente as MPE são responsáveis por 23% do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro e 59% dos empregos formais no estado.
Para capacitar os empresários do Vale do Aço, o Sebrae Minas, em parceria com a Fiemg Vale do Aço, Aciati, Acicel e Aciapi promoveu, em Ipatinga, o Seminário Desafios do Crescimento. O evento, que ocorre, também, em todo o estado, aborda temas como negócios inovadores, canais de venda e distribuição, cenário e tendências econômicas, economia colaborativa, estratégias de vendas e de marketing, utilização das redes sociais, economia colaborativa e criativa, tendências do marketing digital, liderança transformadora e startups. Em Ipatinga, foi realizado seminário na última segunda-feira (23, se repetirá no próximo 23 de novembro.
O evento trouxe reflexões sobre oportunidades de negócio. Os participantes puderam conhecer histórias de sucesso de empresários da região do Vale do Aço (entre eles os responsáveis pelas recém franquias Sérgio Bacelar da Gran Gelato sorveteria, Hibrain Santos da Multimais Clínica e Guilherme Soares da For Doctors), além do case de Robinson Shiba, um corajoso empresário paranaense, que é considerado um grande modelo do empreendedorismo brasileiro.
Robinson Shiba
Natural de Maringá, Shiba reconhece que teve influências importantes em seus negócios: seu pai e seu avô. Assim como o pai, Shiba cursou odontologia em sua juventude. Já do avô, ele herdou a alma de empreendedor. Robinson Shiba é dono da rede de comida chinesa China in Box, inaugurada em 1992 em São Paulo e presente em várias cidades do país, com mais de 145 lojas da franquia. A China in Box foi a primeira rede de fast food a oferecer serviço de delivery no Brasil.
Ainda como parte integrante do seminário, entre os dias 23 e 26 de outubro, o Sebrae Minas promove o curso Gestão Visual da Loja. A ação ocorre na sede da Aciati, em Timóteo, das 18h30 às 22h. Ao todo, serão 16 horas de atividades. As inscrições devem ser feitas no (31) 3849-9898. Já o seminário do dia 23 de novembro tem parceria da Fiemg e é voltado para o desenvolvimento do plano de ações da Agenda de Convergência do Vale do Aço.